A Radioterapia Conformacional possibilita a definição anatômica exata da área a ser irradiada e das estruturas sadias ao seu redor. Essa definição é baseada em imagens de Tomografia Computadorizada.
Uma vez estabelecidas essas regiões, cria-se um modelo radiobiológico do paciente (individualizado) onde são simulados e planejados campos de irradiação que se conformam com o formato do alvo, visando a melhor cobertura na área do tratamento e maior proteção dos tecidos normais.
A Radioterapia com Intensidade Modulada de Feixe (IMRT) é uma forma avançada de radioterapia tridimensional em que um processo de otimização realizado por um sistema de planejamento é utilizado para customizar uma distribuição não uniforme da fluência do feixe de radiação a fim de se obter um objetivo especifico dosimétrico e clínico. A habilidade de se manipular de forma ótima a intensidade de feixes individuais de radiação possibilita um maior controle sobre a distribuição de dose no volume alvo, o que traduz, clinicamente em alguns casos, num maior controle local e menor toxicidade nos tecidos normais.
Radiocirurgia, ou Radioterapia estereotáxica fracionada é uma técnica extremamente localizada de oferecer a radiação. Nela, pequenas lesões podem ser tratadas com altas doses em poucas frações diárias. Normalmente utilizamos de 1 a 5 frações diárias. Trata-se de um procedimento ambulatorial, sem a necessidade de anestesia ou cortes. O termo “Radiocirurgia” se refere à precisão do procedimento.
Por se tratar de Radioterapia superficial, usualmente, a Elétronterapia é utilizada no tratamento das neoplasias de pele.
É indicada, também, nas profilaxias de cicatrizes hipertrofias (quelóides) e no tratamento de Ginecomastias dolorosos (aumento do volume das Mamas em homens).
Estudos tem evidenciado que o uso da laserterapia pode trazer benefícios aos pacientes submetidos a terapias oncológicas, principalmente na prevenção e tratamento das complicações. Essa tecnologia pode ser empregada no tratamento e prevenção das mucosites, radiodermites e outras lesões. A laserterapia promove a recuperação dos tecidos, sem interferir no tratamento oncológico, prevenindo complicações clínicas e promovendo melhora na qualidade de vida do paciente.
É uma técnica moderna que possibilita a fusão entre as estruturas definidas na tomografia de planejamento com as imagens realizadas todos os dias antes da radioterapia o que aumenta a precisão do tratamento. Com essa técnica é possível utilizar margens ainda menores nas estruturas a serem irradiadas.
A Irradiação Corporal Total é uma técnica utilizada para administrar grandes campos de radiação no corpo inteiro. A sala de tratamento da Luthes é dimensionada para realizar o tratamento com campos de até 2 metros de extensão, dando todo o conforto aos nossos pacientes. Trata-se de um complexo programa de tratamento para anemia aplásica, leucemias, linfomas e outros tipos de tumores que são combinados com altas doses de quimioterapia e utilizado na preparação para o transplante de medula óssea.Usualmente é administrado em seis frações, duas vezes ao dia. Cada tratamento leva cerca de uma hora, só podendo ser repetido depois de um período de seis horas, e consiste na irradiação anterior e posterior, com o paciente alternando o decúbito lateral sobre um exclusivo sistema de apoio.